11 de março de 2010

Na sociedade atual, é possível educar nos limites?

No marco da Campanha da Fraternidade Ecumênica, deste ano 2010, com o tema: Economia e vida, fui convidado pelas escolas católicas de Belo Horizonte a dar uma palestra para educadores/as e funcionários/as sobre esta temática.
Com este plano de fundo, ofereço uma reflexão questionadora sobre um tema polêmico: a educação nos limites. Nesta sociedade de consumo e bem-estar, que tem como modelo de pessoa o ser-consumidor, com um sistema econômico totalmente focado na exploração da capacidade ilimitada que o ser humano tem de desejar, nesta cultura da riqueza e o prazer... Será possível educar nos limites? Quem pode educar no controle dos próprios limites, se todos nós somos consumidores compulsivos? Existe alguma alternativa? ...

Um comentário:

  1. Excelente abordagem e questionamento, adorei a palestra, maravilhosa. Parabéns!!
    Realmente o tema da CF 2010 nos convida a uma profunda reflexão acerca do consumismo exacerbado que predomina na sociedade atual.E nós, como faremos para educar nos limites, se também estamos inseridos nessa dinâmica? Realmente uma situaçao delicada, que Deus nos ajude!!

    ResponderExcluir